15 passos para organizar uma festa de formatura

Home / Formatura / 15 passos para organizar uma festa de formatura
Organizar uma festa de formatura sozinho não é nada fácil. São tantos detalhes a serem pensados, que muita coisa acaba ficando para trás. O planejamento da festa, portanto, é essencial para que tudo saia como o esperado. Confira abaixo 15 passos para fazer uma festa de formatura perfeita:

 

1) Botar o orçamento no papel
Antes de qualquer coisa, você precisa saber quanto está disposto a gastar. Ter uma ideia desse valor também ajuda a controlar os gastos e a procurar os orçamentos mais baratos.

 

2) Fazer a lista de convidados
Um momento especial como este precisa ter a presença de pessoas importantes na sua vida. Escolha aquelas pessoas que farão a diferença na comemoração ao seu lado. Além disso, saber o número aproximado de quantas pessoas irão é fundamental na escolha de todos os outros detalhes.

 

3) Contratar cerimonialista
Outro passo importante é decidir se você quer ou não contratar um cerimonialista. Esse profissional pode auxiliar na escolha de todos os itens da formatura, solicitar orçamentos e ainda coordenar a festa no grande dia.

 

4) Decidir o local
Os locais mais comuns para se fazer uma festa de formatura são os clubes e casas de festas. Mas opções como bares, pubs e restaurantes podem ser mais acessíveis e tão bacanas quanto. A escolha do local vai depender do seu orçamento e do número de convidados.

 

5) Pensar em uma lista de presentes
Não é aniversário, muito menos casamento. Mas também se recebe presentes na formatura. Para que os convidados não fiquem perdidos, pense no que você gostaria de ganhar e faça uma lista. Um exemplo bacana é fazer uma vaquinha para aquela viagem que você tanto sonha em fazer.

 

6) Fazer os convites
Online ou no papel, o convite, além de fundamental para guardar a o dia, a hora e o local, também pode se tornar uma lembrancinha para os convidados. Separe alguns modelos que você gosta e procure uma gráfica para desenhá-lo e imprimi-lo com qualidade.

 

7) Escolher a decoração
O item de decoração mais tradicional ainda são os arranjos de flores. Altos ou baixos, dão um visual elegante e sofisticado a qualquer recepção. No entanto, existem modelos bem criativos e inspiradores no mercado. Depois, escolha a cor que a decoração deve ter – pode ser a cor do seu curso, por exemplo.

 

8) Escolher o DJ
Difícil animar uma festa sem um bom DJ, não é? Então pesquise referências e escolha o que mais se encaixa no seu perfil. E não se esqueça de mandar uma lista com ideias de músicas ou artistas para ele entender o seu gosto musical.

 

9) Escolher o tipo de jantar a ser servido
Nas recepções tradicionais, é comum servir jantar à francesa ou em forma de buffet. São opções mais clássicas, que requerem um cardápio bem pensado e que agrade à maioria. Outra alternativa que está em alta agora são as mini porções, que dão menor trabalho aos chefs e geralmente são mais baratas que as outras opções.

 

10) Quais bebidas serão servidas?
De acordo com o seu orçamento e o perfil dos seus convidados, você precisa decidir o que vai ser servido no bar. Cerveja e espumante são opções que nunca falham, mas também é possível escolher um vinho branco ou tinto e uma ilha de caipirinhas.

 

11) Escolher o fotógrafo
Que graça tem fazer uma festa e não registrar os momentos mais emocionantes? Por isso, a escolha do fotógrafo certo faz toda diferença.

 

12) Mesa de doces
É comum também fazer uma mesa de doces, com arranjos de flores e decorações elaboradas, e sempre faz sucesso com os convidados. Para agradar a todos, opte pelos clássicos com chocolate ao leite, nozes e ovos moles.

 

13) Lembrancinhas
Entregar uma lembrancinha no fim da festa é bacana, mas não obrigatório. Se você quiser fazer, pense em algo relacionado ao seu curso ou, então, em uma caixa de docinhos personalizados, por exemplo.

 

14) Confirmar a presença dos convidados
Solicitar a confirmação de presença dos convidados é essencial para contratar todos os serviços e não deixar faltar ou sobrar nada. O ideal é pedir confirmação até 15 dias antes do evento.

 

15) Dividir as mesas
Com a lista pronta em mãos, chegou a hora de dividir as mesas conforme afinidade. Tente colocar pessoas que se conhecem na mesma mesa, para que não fiquem deslocadas. Assim como colocar pessoas que não se dão bem em mesas separadas, para não gerar nenhum constrangimento.

 

Depois de organizar tudo isso, chegou a hora de relaxar e comemorar muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *